13/01/2016 19h30 - Atualizado em 13/01/2016 19h30
O Sul-Americano de Beach Soccer vai ser especial para o atacante Jorginho. O atacante, de 41 anos, um dos ícones da ‘Geração de Ouro’ e também um dos líderes da atual Seleção Brasileira, está perto dos 300 jogos oficiais com a camisa amarelinha. Até hoje, são 298 partidas e 311 gols (terceiro maior artilheiro da história do Brasil*), de uma carreira de sucesso, belos lances e muitas conquistas. Somente Júnior Negão e Benjamin passaram das 300 partidas e a marca enche de orgulho o carioca, de 41 anos, que guarda em casa uma verdadeira relíquia.
- É uma honra poder jogar 300 vezes pelo meu país. É muito mais do que um orgulho... Tenho até hoje a primeira camisa da Seleção Brasileira que usei. É engraçado ver como o material evoluiu, ela é bem pesada, eram outros tempos. Aquela camisa é um troféu que eu guardo com carinho, foi a primeira, é parte da minha história - falou ele, que estreou em Santos, em 1994.
Já são quase 22 anos de beach soccer e a longevidade foi possível graças ao talento e à inteligência. Jorginho precisou entender a evolução do jogo para seguir em alto nível.
- Sou o único em atividade que jogou em todas as épocas. Tive que me adaptar em alguns momentos porque o esporte foi mudando. Me cuido muito, sempre fui muito disciplinado com o meu corpo para continuar jogando em bom nível, e vou até onde minha cabeça e minhas pernas me deixarem - brincou Jorginho, eleito três vezes ‘Melhor do Mundo’ à época do extinto Campeonato Mundial (2004/2000/1999).
Jorginho está próximo de igualar Júnior Negão (318), o segundo maior artilheiro. Neném, com 336 gols, é o maior goleador da história da Seleção Brasileira. Sobre o campeonato que será disputado em Vitória, Jorginho destaca a força do Brasil.
- Temos um time forte, um grupo de jogadores de altíssimo nível e que é muito unido. Sabemos da força dos nossos adversários, existe muita rivalidade e vamos ter jogos duros, mas a postura dessa equipe é que precisa prevalecer, nossa vontade, nossa raça e o apoio da nossa torcida. Temos tudo para fazer um grande torneio, estamos confiantes.
A seleção brasileira de beach soccer participa do Campeonato Sulamericano, que acontece entre os dias 15 e 17 de janeiro, na Praia de Camburi, em Vitória. Além do Brasil, estão na disputa as seleções do Paraguai, Uruguai e Argentina. Os jogos de quinta e sexta-feira serão transmitidos pelos SporTV, e a decisão, que acontece no domingo de manhã, terá transmissão ao vivo na TV Globo, durante o Verão Espetacular.
Fonte: GloboEsporte.com